Varejo Financeiro

Apresentacao institucional Boanerges & Cia Consultoria. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco
pelo telefone: 11 3813-6413 ou pelo e-mail atendimento@boanergesecia.com.br
Equipe

Boanerges Ramos Freire
Sócio e Presidente Perfil
Patricia Valente
Sócia e Gestora Perfil
Fabricio Winter
Sócio e Líder de Projetos Perfil
Theodore Nicolas Gatos
Consultor Associado Perfil
Ivana Ruffo
Consultora Associada Perfil
Luiz Carlos Pereira
Consultor Associado Perfil
Gustavo Claudino
Consultor Associado Perfil
Mario Recio
Consultor Associado Perfil
Rachel Góes
Consultora Associada Perfil
Carlos Augusto Oliveira
Consultor Associado Perfil
Heman Molina
Consultor Associado Perfil
Renato Luciano Tumang
Consultor Associado Perfil
Igor Ramos Rocha
Consultor Associado Perfil
Paulo Bonzanini
Consultor Associado Perfil
Adriano Paes de Almeida
Consultor Associado Perfil
Claudia Mansur Fernandes
Consultora Associada Perfil
Ernesto Haikewitsch
Consultor Associado Perfil
Danielle Gritti
Gestora administrativo financeiro Perfil
Iasmim Santos
Assistente administrativo financeiro PerfilBoanerges Ramos Freire
Sócio e Presidente

38 anos de experiência profissional em empresas líderes.
- Boanerges & Cia. – presidente (atual);
- Grupo Setorial de Pré-Pagos – ex-presidente;
- Banco Popular do Brasil (Banco do Brasil) – consultor;
- Visa – vice-presidente;
- Grupo CSU / CardSystem – diretor;
- Credicard – diretor;
- KPMG – auditor.
Experiência focada em Varejo Financeiro
- Empresas de cartão, bancos, financeiras, varejistas, empresas de voucher, de tecnologia, gestão de serviços terceirizados (cartões, call centers, crédito, fidelização);
- Professor em diversos cursos de formação executiva, especialização e MBAs.
Abrangência e diversidade de experiências dentro do setor
- Diferentes funções: consultoria, business development, marketing, planejamento, finanças, qualidade, RH, operações, tecnologia;
- Diferentes contextos de negócio: B2B, B2C, nac´l, int´l, start-ups, expansão, diversificação, maturação, com ou sem fins lucrativos, pequena, média e grande;
- Diversos papéis: consultor externo, sócio, executivo; Líder de projeto, membro de equipe; cliente, fornecedor.
Sólida formação acadêmica e geral
- Singularity University – formação;
- ESSEC – Paris (França) – pós-graduação em Administração;
- USP – Mestrado em Economia, graduação em Economia e Administração;
- FGV – Cursos especializados para executivos;
- Fluência em inglês, francês e espanhol.
Patricia Valente
Sócia e Gestora

Astróloga e Consultora Sistêmica, formada pela ESPM em Marketing e Comunicação Social, pós-graduada em Marketing Industrial pela ESPM.
- Consultora Astrológica atuando nas áreas de Consultoria Sistêmica Individual e Consultoria Empresarial;
- Postura profissional: abordar a Astrologia de maneira interdisciplinar valorizando a unidade presente na diversidade, de maneira sistêmica e integrada;
- Interesse maior: desenvolvimento humano;
- Ministrante de workshops, cursos, palestras, seminários e supervisões. Participante ativa em mesas-redondas, debates, organização de eventos, todos relacionados à prática astrológica e divulgação da Astrologia de maneira ética e profissional;
- Especializações em: Consultoria Astrológica Sistêmica, Astrologia Empresarial, Astrologia Vocacional e de Redirecionamento de Carreira, Astrologia para RH, Astrologia Pessoal, Análise de Tendências (Previsões), Astrologia Eletiva, Astrologia Horária, Astrologia Infantil, Astrologia de Relacionamentos (Sinastria), Retificação de Horário de Nascimento;
- Formada em Constelações Familiares (Bert Hellinger) pela FAYBEL com Maria Isabel Rodrigues, em Líder e Personal Coach pela SBCoaching e em Astronomia pela Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo;
- Possui formação como Practitioner no Modelo de Validação Humana de Virginia Satir, que objetiva: 1) Aumentar a autoestima; 2) Tornar-se o seu próprio criador de opções; 3) Promover a Autorresponsabilidade e 4) Promover a congruência;
- Licenciada pela AstroBrasil® Empresas (desde 2004). Ex-coordenadora Regional de São Paulo da CNA - Central Nacional de Astrologia. Membro do SINARJ;
- Membro permanente da banca examinadora dos trabalhos do CPG • Central de Pesquisas Gaia, que incentiva novos astrólogos, estudantes, interessados e profissionais da área a realizarem pesquisas sobre diversos temas;
- Autora do CBA - Caderno Brasileiro de Astrologia nº. 17 – “LUA, a Princesa Adormecida” - lançado em Março de 2010 pela Gaia Brasilis;
- Autora do capítulo “ASTROLOGIA NA CONTRATAÇÃO E GESTÃO DE CONSULTORES” do livro Astrologia no Paralelo 30 Sul – Diálogos Latino-Americanos - 2015;
- Revisora do CBA nº. 11- Astrologia Empresarial - de Maurício Bernis.
Fabricio Winter
Sócio e Líder de Projetos

Consultor especializado em varejo financeiro.
Desde 2007 na Boanerges & Cia., com participação em mais de 80 projetos de consultoria, diferentes papéis (consultor especialista e líder de projeto), envolvendo:- Análises financeiras de projetos e empresas;
- Análises de mercado, incluindo estudos sobre diferentes perfis de público-alvo e suas necessidades em serviços financeiros (crédito, seguro, investimentos, pré-pagos, etc);
- Desenho de produtos e proposta de valor (serviços, benefícios, plataforma, atendimento, branding, comunicação, etc);
- Diagnósticos empresariais e avaliação de processos (análise SWOT, análise de Gaps e recomendações);
- Elaboração de Business Plans completos (aspectos estratégicos, mercadológicos, financeiros e operacionais);
- Planos de implantação de novos negócios / produtos;
- Estruturação de alianças estratégicas;
- Gestão do ciclo de informação;
- Desenvolvimento (forma e conteúdo) de diversos cursos sobre serviços financeiros para o varejo;
- MBAs, especialização e formação executiva;
- 10 anos de atuação em varejistas;
Formação acadêmica
- Cursos de formação executiva em cartões e varejo financeiro;
- Cursos de especialização em serviços financeiros para o varejo.
Theodore Nicolas Gatos
Consultor Associado

14 anos de experiência como consultor na área de meios de pagamento.
- Boanerges & Cia;
- Emind Soluções em Marketing;
- Senac SP;
- Tivvo Inteligência;
- Partner Consultoria.
Principais áreas de atuação
- Serviços financeiros ao consumidor;
- Destaque para a área de plano de negócios, planejamento financeiro, estudos de viabilidade financeira (modelagem), estratégia e posicionamento de produtos, inteligência de mercado (análise e acompanhamento através de indicadores-chave) e custeio de produtos;
- Marketing digital;
- Estratégia de conteúdo, posicionamento em comunicação digital, análise de concorrência, SEM, métricas de resultado e análises sociográficas;
- Professor do programa PROA no Senac SP;
- Gestão estratégica, gestão de custos e administração da produção.
Formação acadêmica
- Administração de Empresas pela FEA/PUC;
- Diversos cursos e palestras focados em gestão financeira, avaliação de investimentos e ativos, mercado de meios de pagamento e serviços financeiros;
- Inglês e grego fluentes.
Ivana Ruffo
Consultora Associada

30 anos de experiência em gestão de marketing no segmento de serviços financeiros / meios de pagamento (cartões) – B2C / B2B e jornal.
- Atuação nas empresas: Credicard, BankBoston, Redecard, Jornal O Estado de S. Paulo;
- Gerenciamento de produtos e serviços, com foco em resultados, qualidade de processos e satisfação de clientes;
- Implementação de projetos, coordenando equipes multifuncionais;
- Gestão de qualidade de processos, com foco em satisfação de clientes;
- Domínio do mix de comunicação, tanto de produtos como institucional;
- Implementação de ações de relacionamento, endomarketing e patrocínios (culturais e comerciais);
- Responsabilidade pelo Planejamento Estratégico de Marketing anual;
- Negociações com parceiros de negócio e fornecedores de diversos níveis.
Formação
- ESPM – Graduação em Comunicação Social com ênfase em Marketing;
- FIA / Provar – Marketing de Varejo;
- Fundação Dom Cabral - Liderança e Gerenciamento de Projetos;
- Pepper & Rogers Group – Marketing One to One Avançado;
- Participação na NRF (National Retail Federation) NY - 2005 e 2006.
Luiz Carlos Pereira
Consultor Associado

35 Anos de experiência profissional, há mais de 20 anos atuando na montagem, expansão e reestruturação de sistemas e operações de meios de pagamento e fidelização.
Atuação Profissional
- Banco Carrefour;
- Banco Hipercard;
- Banco VR;
- Sapore Benefícios;
- Bompreço Supermercados;
- Bomclube.
- Emissão de cartões (crédito, benefícios), operação de bandeira, processamento, gestão de contas, tangíveis e logística, back-office, atendimento;
- Adquirência: rede de captura de transações e gestão de estabelecimentos;
- Operações terceirizadas: avaliação e seleção de empresas e soluções, negociação e gestão de contratos, indicadores e SLA, qualidade de processos.
- Desenho, desenvolvimento e administração de sistemas crédito, multifidelização, trustee, benefícios, data base marketing, CRM;
- Estruturação de metodologia e governança de projetos corporativos e portfólio.
- Planejamento, posicionamento estratégico, business plan de negócios e empresas, avaliação de mercado, riscos operacionais, auditoria e compliance, controle orçamentário.
- Desenvolvimento de sistemas, qualidade de processos e administração de data centers;
- Em grandes empresas: CEF, Chesf, Petrobras Petróleo e Distribuidora, Thomas de La Rue, Secretarias estaduais;
- Engenheiro Civil – Unicap / Pós-graduado em Gestão Empresarial – FGV;
- Cursos de gestão de negócios, qualidade e inovação – Fund. Don Cabral, FGV, AMANA, Sebrae;
- Especializações em Tecnologia – Unicap, IBM, ITECI, Unisys, BSM.
Gustavo Claudino
Consultor Associado

19 anos de experiência como consultor na área de meios de pagamentos e serviços financeiros ao consumidor
- Experiência Executiva de 8 anos na Itaucard e Orbitall;
- Gerente de consultoria na PWC em projetos de empresas de serviços financeiros ao consumidor.
Participação em mais de 20 projetos envolvendo:
- Análises financeiras de projetos e empresas;
- Elaboração de modelos financeiros e operacionais;
- Estudos de viabilidade financeira de empresas de serviços financeiros e meios de pagamento;
- Suporte em processos de M&A com o apoio na identificação de targets , desenvolvimento de valuation e suporte nas negociações;
- Revisão de planejamento estratégico de empresas de meios de pagamentos;
- Elaboração de Business Plans completos (Aspectos estratégicos, mercadológicos, financeiros e operacionais).
Formação acadêmica
- Engenharia Naval Poli-USP;
- Especialização – Administração Industrial – Fundação Vanzolini / USP;
- MBA – Master Of Business Administration - Strategy – University Of Rochester – Rochester, EUA;
- Diversos cursos e palestras focados em gestão financeira, mercado de meios de pagamento e serviços financeiros.
- Inglês e espanhol fluentes
Mario Recio
Consultor Associado

Mais de 30 anos de atuação no mercado financeiro, sendo 20 em negócios de meios de pagamentos com foco em Tecnologia e Inovações. Experiência adquirida nos principais Bancos e players desse segmento.
- Atuação na Gestão de Produtos e Tecnologias em Cartões de Crédito, Débito, ATMs e Financiamentos adquirida no Bradesco, Citibank, Credicard e Credz;
- Vivência na estruturação de Adquirência e Autorização de transações eletrônicas com Cielo, Rede e Bandeiras Visa e Mastercard;
- Implementação de Produtos e Tecnologias Digitais (Canais, Biometria, Autenticação, Chatbot, Cartão Dual Interface, E-Commerce, Internet Banking e Mobile);
- Visão estratégica de negócios baseada em experiências e tendências do mercado;
- Comunicação com os principais players do mercado de Meios de Pagamentos no Brasil e no mundo, como Visa, MasterCard, CUP, Cielo, Rede, GetNet, BIN, PagSeguro, Fidelity, Elo, Alelo e outros;
- Implementação de metodogia Agile (SCRUM);
- Fluência em Inglês.
Formação
- Pós-graduação em Marketing na ESPM, São Paulo;
- Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica na FESP, São Paulo.
Rachel Góes
Consultora Associada

Sólida experiência em Marketing, Fidelidade e Relacionamento com Clientes B2C e B2B.
Atuação Profissional
- Experiência executiva nas empresas: CREDZ, Bradesco Cartões, Banco Mercantil de São Paulo, BankBoston e Credicard;
- Atuando na Gestão de MKT, Produtos e Programas de Fidelidade com foco em resultados e melhorar a experiência do cliente;
- Implantação de CRM e de Ações Promocionais Institucionais e Segmentadas, Ações de Cross Selling, com foco na Ativação e Rentabilização do Ciclo de Vida de Cliente;
- Implantação de Programas de Fidelidade customizados, de coalizão e real time;
- Gestão do Planejamento de Marketing e Comunicação de Pós Vendas, controlando as ações realizadas, orçamento e resultados;
- Responsável pela negociação com as Bandeiras de Cartões, empresas parceiras e fornecedores.
- Participação no Grupo de Marketing, na Pace University – Nova York – USA;
- Sumits da Empresa de Tecnologia Welcome Real Time: Sumit em Atenas (Grécia) – Sumit em Dubai (Emirados Árabes). Participação no Evento Sumit da Welcome no México;
- Palestra ministrada sobre o Programa de Fidelidade implantado na Plataforma da Welcome Real Time. Destaques: Ações de MKT 1to1, resultados obtidos e KPIs do Programa.
- Marketing – MBA FGV;
- Pós Graduação em Marketing – ESPM;
- Marketing – Extensão - Pace University – Nova York – USA.
Carlos Augusto Oliveira
Consultor Associado

30 anos na liderança de projetos de eficiência operacional e inovação tecnológica,Larga experiência como Executivo do Mercado Financeiro e em posições de “C-level”
- Executivo sênior do Banco Nacional e Unibanco
- Diretor de Tecnologia e Operação do BankBoston
- COO da processadora de cartão Orbital
- Diretor de Operações do Itaú
- CIO e COO do Banco Original
-
Liderança na implantação de grandes projetos
- Consultor especialista em projetos de transformação digital e desenvolvimento de jornada de inovação em serviços financeiros
- Mentor e Investidor de diversas Fintechs e empresas de fomento a inovação tecnológica
- Diretor de TI e Inovação da ABBC e Membro do Fórum Executivo dos projetos de Open Banking e Pagamentos Instantâneos representando os 80 Bancos associados junto ao Bacen
- Formado em Engenharia Mecânica e de Produção, possui MBA pela Coppead/UFRJ e extensão em Análise de Sistemas pela PUC/RJ, e diversos cursos e estágios no Exterior
Heman Molina
Consultor Associado

38 anos de experiência em gestão de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de meios de pagamento, automação bancária e automação comercial.
- Atuação nas empresas BBPos Corp., VeriFone Inc., NCR Corp., UMobile, Seal Telecom e Itautec-Philco;
- Ocupando cargos de CEO, COO, Diretor de Unidade de Negócios e Gestor de Desenvolvimento de Sistemas;
- Experiência na gestão estratégica, comercial, administrativa e financeira de empresas nacionais e multinacionais de pequeno e grande porte;
- Participação e desenvolvimento de startups nos segmentos de meios de pagamento, promoção/fidelização, mobilidade urbana, inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain;
- Gestão de oferta de produtos e serviços em toda a cadeia de meios de pagamento;
- Desenvolvimento e execução de plano de entrada de novos players no segmento de meios de pagamento Brasileiro, de terminais de captura até soluções completas de processamento e autorização de transações;
- Experiência comprovada na formação, motivação e liderança de times para obtenção de resultados positivos e sustentáveis.
- Experiência em gestão internacional em Portugal e América Latina;
- MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV;
- Mestrado em Inteligência Artificial Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT;
- Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Renato Luciano Tumang
Consultor Associado

Profissional com mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas nacionais e multinacionais em diversos segmentos, como meios de pagamento e tecnologia.
- Atuação em empresas como Conductor, Siemens, Philips, PricewaterhouseCoopers, Barclays Bank;
- Ocupou cargos de CFO, Diretor de Unidade de Negócios e Country Controller;
- Experiência na gestão estratégica, comercial, administrativa e financeira de empresas nacionais e multinacionais de pequeno e grande porte;
- Participação e desenvolvimento de startups nos segmentos de Ecommerce, Serviços de TI, e Transportes;
- Experiência em estruturação de operações de Fusões & Aquisições (M&A), Governança Corporativa, Precificação, e Gestão de Projetos.
- Desenvolvimento de diversos projetos de consultoria em Gestão, Financeira e Ecommerce.
Formação
- MBA pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV;
- Pós Graduação em Liderança pela
- Pós Graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – CEAG/FGV;
- Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.
Igor Ramos Rocha
Consultor Associado

25 anos dedicados a criação e ao desenvolvimento de unidades de negócio, para explorar oportunidades com novas tecnologias, atuando como executivo nas empresas Certisign, Serasa Experian e Schneider Electric.
Conceitos e metodologias aplicados:
- Planejamento estratégico, gestão da inovação, análise de novos negócios, criação de venture-buildings e startups.
- Desenvolvimento de produtos, design thinking, MVP (minimum viable product), pivoting e prototipagem.
- Administração de vendas, engajamento de clientes, laboratório de negócios, co-criação e inside sales.
- Gestão de TI, crowdsourcing, hubs de tecnologia, building blocks e continuous deploying.
Tecnologias desenvolvidas:
- Inteligência Artificial aplicada na reengenharia de processos e transformação do modelo operacional de empresas.
- Biometria em aplicações de onboarding digital, prevenção de fraudes e validação de identidade.
- Blockchain em sistemas de identificação e autenticação, smart contracts e identidades digitais.
- Certificação Digital – criação do mercado de certificados digitais e assinatura eletrônica, para aplicações B2G e digitalização de processos.
Paulo Bonzanini
Consultor Associado

40 anos de experiência profissional no mercado financeiro e segurador, com mais de 15 anos em nivel C-level. Experiência em Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal.
- Banco do Brasil S.A.- Diretor de Varejo
- Banco Votorantim S.A. – Diretor Executivo
- Banco Fibra S.A.- Vice Presidente
- Banco Nossa Caixa – Diretor Presidente
- Grupo Segurador BB-Mapfre – Diretor Geral
- Aliança do Brasil Seguros S.A – Diretor
- Cielo S.A. – Conselheiro de Administração
- Alelo S.A. – Conselheiro de Administração
- Embraer S.A – Conselheiro Fiscal
- Varejo bancário, transformação digital.
- Clientes, atendimento, segmentação, produtos
- Empresas (Middle Market, Corporate)
- Meios de pagamento
- Governança Corporativa
- Riscos e Controles, Cibersegurança
- Compliance e Auditoria
- Graduação em Administração de Empresas e Ciências Contábeis
- USP – MBA – Formação Executivos
- FGV – Cursos para Executivos
- FIA – Cursos para Executivos
Adriano Paes de Almeida
Consultor Associado

Visão holística dos serviços financeiros, sempre com foco na experiência e jornada do cliente. Especialista em transformação digital, Open Finance, e Bank as a Service. Entusiasta do Bank 4.0.
Desde 1998 atuando em gestão de vendas e produtos transacionais em bancos multinacionais:- Commerzbank Brasil - Head de Cash Management
- HSBC - Team Leader de Vendas de Cash Management para Multinacionais
- Santander - Gerente Regional de Vendas de Cash Management para América Latina
- ABN-Amro Real - Gerente de Portfólio de Produtos PJ
- BankBoston - Gerente de Produtos e Gerente de Vendas de Serviços.
Formação
- Digital Mindset Program 2017 – IESE Business Scholl New York;
- Mestrado Profissional em Administração (MPA) – EAESP FGV;
- Bacharel em Administração – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
- Fluência em português, inglês e espanhol.
Claudia Mansur Fernandes
Consultora Associada

Profissional com visão holística do negócio, habilidade para construção de parcerias duradouras e capacidade para liderar equipes.
- Oriunda do mercado de meios de pagamento e seguros onde cobriu todo o ciclo de vida do negócio - prospecção, gestão do pipeline, desenvolvimento de negócios e relacionamento com o cliente junto a emissores, bancos digitais, credenciadoras, bandeiras, seguros)
- Atuou em diferentes culturas como Caixa Seguradora e na ACE Seguradora, Santander, CSU Cardsystem , Getnet e Autopass em diferentes posições como gestão de parceiros, marketing de relacionamento, planejamento e controles, cobrança, comercial, e desenvolvimento de negócios.
Formação
- MBA Executivo, Marketing com ênfase em marketing de serviços, ESPM
- BA, Administração, Universidade Cândido Mendes
- Digital Immersion Program (DIP), Digital House
- Developing Leadership Competencies, IESE Business School, Espanha
- Gestão Estratégica de Negócios, FGV
Ernesto Haikewitsch
Consultor Associado

Profissional apaixonado por inovação com mais de 30 anos de experiência em transformação digital, marketing, desenvolvimento de produtos e consultoria gerencial, focado em tecnologia e varejo financeiro com carreira construída em empresas como Accenture, Banco BBM, Light/EDF, Banco Itaú, Gemalto/Thales e Mastercard.
- Vasto histórico de realizações bem sucedidas na indústria de tecnologias de pagamentos, liderando programas de implantação complexos, com total responsabilidade pelo P&L e gerenciamento de times multidisciplinares e estrategicamente alinhados na América Latina;
- Grande experiência em desenvolvimento de serviços e produtos de varejo financeiro (tecnologias de pagamentos, varejo físico e digital, segurança digital e serviços financeiros);
- Participação em programas de treinamento gerencial no Brasil e nos Estados Unidos (FGV-SP, FDC, IBMEC, Gartner Group), atuando também como instrutor em cursos realizados no Centro de Treinamento da Accenture (Chicago);
- Sólido networking empresarial, imprensa e formadores de opinião, com vivência como palestrante em eventos setoriais;
- Engenheiro de Produção, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e com capacitação como Conselheiro Digital, certificado por Programa de Governança Corporativa Digital OnBoard (HSM, 2020);
- Inglês e espanhol fluentes, francês e hebraico intermediários.
Danielle Gritti
Gestora administrativo financeiro

Passagem por diversas empresas, com atendimento direto ao cliente.
Entre elas Coren-SP e Sebrae-SP.Formação Acadêmica
- Técnica em Secretariado - ETEC Takashi Morita;
- Técnica em Administração - ETEC Zona Sul.
Responsável por:
- Gestão administrativa/financeira;
- Planilhas e controles financeiros;
- Organização de documentos, dados e informações;
- Atendimento;
- Suporte ao agendamento de eventos e reuniões (internos e projetos);
- Compras
- Faturamento
- Gestão de pessoas
Iasmim Santos
Assistente administrativo financeiro

Experiência
- Estágio - Auxiliar Administrativo no setor de engenharia clinica - Hospital Geral De Itapecerica Da Serra
- Atendimento - Setor de E-commerce - Grupo Pão De Açúcar
- Técnico em Administração - ETEC Carolina Carinhato Sampaio
- Superior em Engenharia Civil - Uninove Santo Amaro
- Assistência administrativa/financeira;
- Planilhas e controles administrativos;
- Organização de documentos, dados e informações;
- Atendimento;
- Suporte ao agendamento de eventos e reuniões (internos e projetos);
- Agenda do presidente da empresa
- Assistente da Danielle.