Análise de viabilidade de uma administradora de cartões regional (interior de SP) para supermercadistas

Desafios

  • Avaliar o modelo de negócios de oferta e distribuição de produtos financeiros no setor supermercadista, permitindo uma tomada de decisão quanto a viabilidade do negócio
  • Calcular o valor potencial do negócio de cartões
  • Escolher o melhor caminho, contemplando aspectos estratégicos e financeiros

Soluções

  • Elaboramos um estudo de viabilidade financeira para o negócio de cartões, obtendo como output pontos de break even e payback, e o potencial do negócio desde o momento da implantação até a maturidade, em vários cenários
  • Desenvolvemos um estudo socioeconômico das mesorregiões de SP, identificando as regiões com maior potencial de penetração do cartão
  • Realizamos um mapeamento do mercado nestas regiões, incluindo administradoras já existentes e supermercadistas com cartão próprio, contemplando aspectos como: modelo e distribuição de produtos financeiros, produtos financeiros ofertados, pontos fortes e fracos de cada concorrente e ações mercadológicas adotadas pela concorrência
  • Desenvolvemos recomendações, na forma de diretrizes estratégicas para a implantação deste negócio de cartões, apontando os itens críticos para o sucesso do novo negócio

Resultados

  • Cliente obteve uma visão estratégica, mercadológica e financeira do potencial negócio, que lhe deu suporte para a tomada de decisão de não seguir em frente com o projeto, devido aos investimentos necessários e à distância de competências atuais e necessárias para levar adiante o negócio de forma sustentável