Aprimoramento de processos de Market Intelligence: criação, implantação e gestão

Desafios

  • Aprimorar a área de Market Intelligence do cliente, através de novas metodologias, envolvendo processos de coleta e análise de informações e decisão estratégica
  • Aumentar o prestígio desta área na companhia, através de uma maior integração com as demais áreas do negócio
  • Desenvolver o projeto em meio à mudança de comando na área envolvida

Soluções

  • Promovemos entrevistas individuais com 18 executivos da companhia de diversas áreas, incluindo presidente, diretores, gerentes e coordenadores
    • Buscando identificar suas principais questões a serem endereçadas pela área de Market Intelligence e sua avaliação sobre processos decisórios atuais
  • Foi definido em conjunto com o cliente um protótipo de Market Intelligence para testes, aprimoramentos e validações
    • Através da definição de tópicos (mercados, informações, indicadores, etc) prioritários (utilização de matriz de relevância e matriz de prioridade)
  • Para o mercado/produto selecionado (Vale Transporte), entrevistamos cerca de 20 players
    • Envolvendo concorrentes nacionais, regionais, associações do setor, empresas de tecnologia e empresas-cliente
  • Fornecemos um mapa do mercado, com volumes, estratégia comercial, canais de venda, produtos, serviços, condições e preços para os principais players

Resultados

  • A empresa pôde rever sua estratégia, envolvendo áreas de produtos e comercial, para diminuir o gap da sua proposta de valor perante a concorrência

Palavras-chave: