Planejamento estratégico de serviços financeiros para varejista

Desafios

  • Identificar alternativas de crescimento para o negócio de serviços financeiros de um grande varejista de moda, com foco nas classes C e D
  • Encontrar caminhos para viabilizar estas alternativas, em sinergia com a operação de varejo, frente ao cenário de crise existente

Soluções

  • Analisamos a fundo a operação atual, incluindo portfólio de produtos, posicionamento, linhas de receita e despesas por produto, canais de distribuição e atendimento, políticas de crédito e recuperação, aspectos culturais da companhia, identificando os destaques positivos e negativos do negócio de cartões e serviços financeiros
  • Realizamos um mapeamento da concorrência, incluindo modelo de negócio e distribuição de produtos financeiros, produtos financeiros ofertados, resultados financeiros e indicadores, e pontos fortes e fracos de cada concorrente
  • Promovemos workshop junto ao cliente, para definição de objetivos estratégicos e alternativas de atuação, incluindo modelos de parceria com instituição financeiras para lançamento de um cartão cobranded
  • Priorizamos 2 caminhos estratégicos principais e elaboramos análise financeira detalhada para 5 anos, incluindo necessidade de caixa e valuation gerado por estes negócios no tempo
  • Elaboramos uma análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades) do negócio de distribuição de produtos financeiros adotado pela empresa cliente
  • Desenvolvemos mais de 40 recomendações, agrupadas em linhas estratégicas e ações táticas e, para cada uma delas, definimos prioridades e cruzamos com objetivos estratégicos relacionados

Resultados

  • O trabalho aumentou consideravelmente o alinhamento interno da companhia sobre o potencial que o negócio de cartões e serviços financeiros possui para o business de varejo
  • Aspectos críticos da operação puderam ser corrigidos ao longo dos trabalhos, gerando ganhos imediatos (revisão da política de crédito e incentivo a modalidades de financiamento com juros, p.ex.)
  • Cliente adquiriu clareza sobre cada passo a seguir, suas dificuldades internas para viabilizar e caminhos para superar estas barreiras

Palavras-chave: