Suporte ao planejamento comercial de uma grande bandeira de cartões

Desafios

  • Apoiar no direcionamento da estratégia comercial da bandeira, em linha com as diretrizes internacionais de diversificação de mercados e reposicionamento mercadológico, saindo da imagem de “bandeira” para “provedor de soluções em meios de pagamento”
  • Identificar e avaliar os verdadeiros espaços no mercado brasileiro junto a emissores de cartões não-bancários, para a ampliação da oferta de serviços que a bandeira já dispunha ou poderia desenvolver

Soluções

  • Avaliamos as soluções da bandeira disponíveis ou em desenvolvimento, em diferentes verticais, e definimos os temas para uma possível oferta ao mercado
    • Aceitação, Processamento, Prevenção à fraude, Digital, Fidelidade, Funding, Analytics, Consultoria e Marketing Services
  • Elaboramos um mapeamento detalhado do mercado de administradoras de cartões, apontando volumes (quantidade de cartões, valor transacionado, quantidade de transações, quantidade de estabelecimentos credenciados) para o total do mercado para os principais players (market share), e nossas previsões de crescimento (5 anos)
  • Detalhamento os 20 principais players, incluindo estrutura acionária, região de atuação, parceiros críticos – processadoras, bandeiras, credenciadoras – e estratégia percebida, e priorizamos os nomes para uma abordagem mais específica
  • Conversamos com cerca de 10 players deste mercado, para ouvir suas necessidades por grau de prioridade, em relação aos temas definidos inicialmente
  • Fizemos uma análise de Gaps entre as necessidades do mercado, e de cada um dos players entrevistados, e a oferta da bandeira (capacidade de resposta), resultando em um mapa com a indicação de frentes por prioridade (ação imediata, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produtos e linhas a descartar)
  • Com base na análise de Gaps e na construção de um SWOT detalhado, recomendamos à bandeira seguir em frente, mas de forma condicionada a diversos fatores (internos e externo)

Resultados

  • O trabalho foi apresentado para toda a alta direção da bandeira, mostrando de forma isenta a distância entre o posicionamento desejado e o que de fato era percebido pelo mercado
  • As análises e recomendações ajudaram a definir mais claramente as prioridades, fazendo com que a área de negócios desse foco nos temas “aceitação” e “digital” junto ao segmento avaliado e outro correlato (varejistas emissores), resultando em parcerias neste último

Palavras-chave: